fbpx
DIA DO CITRICULTOR

DIA DO CITRICULTOR

Celebrado em 8 de junho, o Dia do Citricultor é uma justa homenagem a quem planta algumas das frutas mais saudáveis do mundo.

https://www.facebook.com/fazendavoltinha/videos/572653043690298/

Em 8 de junho é celebrado o Dia do Citricultor, instituído em 1969 para destacar essa área do agronegócio e sua importância para a economia brasileira. E os citricultores do país estão fazendo um excelente trabalho, há muito tempo. O Brasil é, por exemplo, o maior produtor e exportador mundial de laranja e do suco dessa fruta, cuja produção na safra 2019-2020 deve atingir nada menos do que 388 milhões de caixas de 40,9 quilos, 36% a mais do que na safra anterior, de acordo com estimativa feita em maio pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), em parceria com duas universidades.

Por isso e muito mais, o Dia do Citricultor é também, de certa forma, o dia da laranja, do limão, da lima, da tangerina e das outras frutas que, classificadas como cítricas e ricas em vitamina C, fazem um bem enorme à saúde. Além da vitamina C, os cítricos são fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como potássio e magnésio, de fibras, flavonoides, carotenoides e outros compostos indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

A Bayer tem consciência da relevância da citricultura brasileira e investe em pesquisas destinadas a fortalecer o segmento e a encontrar soluções para os principais problemas enfrentados pelos citricultores. Uma dessa iniciativas foi um contrato de parceria firmado entre a divisão de Crop Science da Bayer e o Fundecitrus que previu, entre outros objetivos, o desenvolvimento de novas formas de controle do greening, ou HLB, uma doença causada por bactérias transmitidas por um inseto vetor chamado psilídeo asiático dos citros, tido como o maior inimigo da citricultura. Dentro disso, uma das grandes iniciativas foi a criação de um laboratório para criação da Tamarixia radiata, inseto inimigo natural do vetor da bactéria causadora do greening. Inclusive, graças a iniciativas como essa que a Bayer ganhou o selo Empresa Amiga da Citricultura.

“Parcerias com empresas e instituições são pré-requisitos para responder prontamente aos últimos desenvolvimentos e à crescente demanda por novas soluções sustentáveis e tecnológicas na citricultura e para ajudar os produtores a superar novos desafios”, disse Lourival do Carmo Monaco, presidente do Fundecitrus, ao explicar o acordo com a Bayer.

O combate ao greening é apenas uma das várias frentes de atuação da Bayer na citricultura, um ramo agrícola estratégico para o Brasil, tanto economicamente quanto em relação à saúde e ao prazer. Dá para imaginar, por exemplo, um mundo sem um suco natural de laranjas para refrescar o dia? Difícil. Portanto, em 8 de junho, um viva a todos os citricultores do país!

FONTE: https://www.bayerjovens.com.br/pt/materia/?materia=dia-do-citricultor-saiba-mais-sobre-esse-importante-setor-do-agro