fbpx

A Fazenda Voltinha e o Ciclo do Café

A Fazenda Voltinha teve seu início no século passado, em meados de 1915 e permanece na mesma família até hoje, passando por sua 4ª geração. Mas há 100 anos tudo era muito rústico e sua atividade econômica provinha da criação de suínos e cavalos. Em 1927 foi construída a sede da fazenda, com tijolos fabricados no próprio local.

Assim, na década seguinte, a fazenda implantou a cultura de algodão e também teve papel importante na construção da estrada de ferro Douradense. Logo em 1947, diante do apogeu do ouro verde, veio o plantio do café, e por conta disso, a fazenda contou com a vinda de imigrantes italianos, que passaram a residir e trabalhar na fazenda. A cultura do café durou até 1985, sendo erradicada em 1995.

No ano de 1967 recebeu o projeto Marechal Rondon, se tornando referência de modelo exemplar pelas instalações que oferecia aos empregados. Atualmente a fazenda se dedica a pecuária e a cana-de-açúcar, e se prepara constantemente para receber seus visitantes e turistas neste local cheio de histórias.